receba

Os símbolos médicos são tão antigos quanto a própria medicina e possuem várias explicações para sua origem e significado.

O R cortado (figura 1) provavelmente é um derivativo do símbolo egípcio do olho de Hórus, um “R” com um olho em seu círculo superior (figura 2). Datado como tendo 5.000 anos, o olho de Hórus foi usado pelos médicos egípcios e significava saúde e felicidade. Essa marca converteu-se em um símbolo de proteção, cura, intuição e visão.

Ao fazer o R entrecortado na receita o médico invoca a proteção e a inspiração divina para aquela prescrição, numa prece para que o tratamento seja efetivo.

generalista

O médico generalista é o médico que dedica seu tempo à atenção básica à saúde. Ele não é especializado em nenhuma área específica da medicina, mas é conhecedor e tem experiência em todas as áreas médicas. Trabalha com crianças, jovens, adultos e idosos (homens e mulheres). É habilitado para realizar avaliações, diagnósticos e tratamentos em todas as áreas, bem como para efetuar pequenos procedimentos com os quais esteja habituado.

Eu, como generalista, sou estudioso do funcionamento do corpo humano, suas doenças e os tratamentos empregados. Detenho visão ampla sobre todos os sistemas físicos e mentais, bem como das suas interações. Conheço os tratamentos com medicamentos usados nas doenças que acometem a mesma pessoa. Dou atenção especial à interação entre estes vários medicamentos, aplicados nestes casos. Faço avaliação do estado mental e dos níveis de estresse que a vida moderna nos causa.

Oriento quanto à alimentação, hidratação, exercícios físicos e padrões de respiração. Solicito exames complementares para avaliação hormonal, nutricional e funcional de rins, fígado, pâncreas. Faço manejo clinico de diabetes, hipertensão, colesterol alto, problemas de tireoide, bronquite, rinite e outras alergias, problemas de próstata e distúrbios mentais leves. Trato de doenças infecciosas agudas como amigdalites, inflamações de ouvido, conjuntivites, pneumonias, erisipelas (infecção da pele) e furúnculos, cistites (infecções urinárias) e gastroenterites (diarreia e vômitos).  Realizo pequenos procedimentos como remoção de cerume dos ouvidos e drenagem de pequenos abscessos da pele, causados por furúnculos.

Também realizo avaliações físicas e solicito exames complementares à habilitação para prática de exercícios físicos e aptidão para o trabalho.  Faço consultas de rotina para avaliação global da saúde e solicitação de exames complementares, o popular check-up.

 Faço, em parceria com a Help Emergências Médicas, o serviço de home care, com prescrição de fluidoterapías (soro na veia), antibióticos e analgesia parenteral (medicamentos para infecção e dores fortes aplicados na veia), oxigênio terapia, cuidados de enfermagem, curativos, lavagens intestinais para constipação (intestino preso) e curativos.  Também sou responsável por encontrar uma vaga para internação dos meus pacientes, quando necessário, acionando a Help Emergências Médicas, ou o SAMU para realizar a remoção do domicílio, nos casos mais graves.

Por fim, faz parte da minha atribuição, como generalista, fazer o diagnóstico da complexidade do caso e direcionar o paciente para o especialista e/ou hospital corretos.

Espero ter respondido à questão. Qualquer dúvida estou à disposição para esclarecimentos. Forte abraço! Dr. Gomercindo Pedro

Gomercindo Pedro Andrioni Filho – CRMSC 18399